Notícias

25/08/2015

CRG Architects propõe arranha-céu criado com pilhas de contêiner

A ideia é que os contêineres empilhados criem alta densidade e habitação de baixo custo para países em desenvolvimento.

O projeto do escritório CRG Architects utiliza cerca de 2,5 mil contêineres de aço reciclados para criar duas torres cilíndricas com capacidade para acomodar aproximadamente cinco mil pessoas.

Os contêineres são sustentados por uma estrutura de concreto - o centro dos arranha-céus, de 400 e 200 metros de altura, é vazio, e as janelas apresentam amplas vistas para a cidade.

O contêiner pode ser utilizado como estúdio ou, se ligado a outros, pode formar apartamentos de até três quartos. Contêineres vazios são usados para circulação, jardins verticais, lojas, etc. Está previsto também um elevador no miolo de cada prédio.

As cores empregadas na fachada representam as partes mais quentes e frias do prédio. Os contêineres vermelhos estão na face sul e os azuis na norte. Já as caixas verdes e amarelas foram alocadas nas faces leste e oeste, respectivamente.

A proposta foi a segunda colocada em um concurso de habitação em Mumbai, na Índia. Agora, os arquitetos estão em discussão com organizações humanitárias para a aplicação do projeto em outros países.

Fonte: Arcoweb