Notícias

07/08/2015

Zaha Hadid inaugura museu no alto de uma montanha em Bolzano, na Itália

Foram concluídas na última semana as obras de construção do novo Messner Mountain Museum, projetado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid nos alpes de Corones, em Bolzano, na Itália. Cercado pelos picos montanhosos de Zillertal, Ortler e Dolomitas, o museu foi fundado pelo alpinista italiano Reinhold Messner, primeiro a escalar o Monte Everest sem auxílio de cilindro de oxigênio.

Construído no cume do Monte Kronplatz, a 2,2 mil metros acima do nível do mar, o local já aberto ao público abriga um acervo de fotografias e objetos coletados por Messner durante as escaladas. Além das salas de exposições e um auditório, o museu possui um mirante ao ar livre com vista panorâmica para a cidade de Bolzano.

O edifício de 1 mil m² é composto por três volumes retangulares de concreto incorporados à montanha, que forma uma cobertura natural de pedras e vegetação. As paredes internas, com cerca de 50 centímetros de espessura, também são de concreto, bem como o mobiliário embutido composto por armários e bancos.

Fonte: au.pini