Notícias

17/07/2015

RSHP vence concurso para construir novo edifício do museu Louvre na França

O Musée du Louvre e a região Nord-Pas de Calais selecionaram o escritório Rogers Stirk Harbour + Partners (RSHP) para construir um novo equipamento de conservação e depósito para o Louvre em Liévin, Nord-Pas de Calais, França. Construído para abrigar programas de estudo e pesquisa, o "edifício paisagem" de 20 mil metros quadrados contará com uma série de estúdios de conservação iluminados por abóbadas de luz e espaços de depósito cobertos por um grande teto jardim.

"O consórcio de arquitetos, liderado por Rogers Stirk Harbour + Partners, obteve sucesso ao abordar as necessidades específicas de preservação e acesso à coleção do Louvre e transformá-las em uma criação arquitetônica de primeira qualidade", comentou Jean-Luc Martinez, Diretor-presidente do Musée do Louvre.

"O projeto propõe soluções inovadoras em termos de desenvolvimento sustentável e da massa térmica do edifício. A proposta é particularmente louvável por proporcionar uma resposta perfeitamente alinhada com o plano de garantir condições climáticas estáveis para armazenar obras de arte e para a organização das interações diárias em um único espaço."

A construção do novo equipamento terá início em 2017. Ao ser concluído, no final de 2018, 250 mil obras de arte, atualmente localizadas em 60 diferentes locais, serão transferidas para o novo edifício.

Fonte: Archdaily