Notícias

29/06/2015

Argentina constrói sua primeira obra desenhada por Niemeyer

A promessa do governador da província de Santa Fé, Antonio Bonfatti, é que, nos próximos seis meses, o projeto do Puerto de La Música, na cidade de Rosário, saia do papel.

O complexo cultural de 20 mil metros quadrados, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 2008, apresenta um centro de exposições, uma escola de música e uma sala de concertos com capacidade para 2,5 mil pessoas.

Além de uma meia esfera branca de quase 100 metros de diâmetro, onde está a sala de concertos, o Puerto de la Música tem ainda um prédio cilíndrico (administração e bilheteria) e um bloco de três andares (centro de exposições e restaurante). Entre eles, uma grande praça pública nas margens do rio Paraná com capacidade para mais de 25 mil pessoas.

“Não tinha nenhuma razão para fazer uma caixa retangular, e a curva, nesse sentido, responde aos requisitos acústicos da sala”, explicou Niemeyer na época.

De acordo com o jornal La Capital de Rosario, Antonio Bonfatti - que tem apenas mais seis meses de mandato - pedirá uma audiência com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, com o intuito de conseguir apoio financeiro para construir o único projeto de Niemeyer no país.

O projeto, apresentado em 2008 para o então governador de Rosário, acabou não indo para frente devido a disputas políticas.

Fonte: Arcoweb