Notícias

17/06/2015

Piazza Gino Valle, planejada para ser a maior praça de Milão, faz parte de um plano urbanístico para a área de Portello

A Piazza Gino Valle foi aberta ao público ao mesmo tempo em que a Expo Milão 2015, no início de maio deste ano. O local pode ser acessado por uma ciclovia, que começa no CityLife Park e, atravessa todos os pavilhões da antiga feira, até chegar na nova área dedicada ao evento internacional.

As características gerais da praça integram o plano diretor criado pelo arquiteto italiano Gino Valle, em 2001, como parte do plano de desenvolvimento urbanístico da área de Portello, que foi aprovado dois anos depois. A praça recebe seu nome como uma homenagem póstuma.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido, posteriormente, pelo escritório fundado por Gino Valle - o Valle Architetti Associati. O projeto de paisagismo e pavimentação foi criado pelo estúdio Topotek 1.

A praça, inclinada e conectada por diferentes níveis, é o ponto inicial do plano urbanístico e localiza-se em frente ao antigo prédio da Expo Milão. O novo espaço urbano é cercado por três edifícios com tetos diagonais compostos por escritórios e comércios.

As fachadas apresentam faixas de alumínio e vidro, que buscam reforçar o volume das estruturas, além de criar luminosidade.

Fonte: Arcoweb