Notícias

27/05/2015

Edifício bioclimático de Renzo Piano é inaugurado na Itália

Após cinco anos de construção, a torre de 166 metros de altura criada para ser a sede de um banco em Turim abriu as portas ao público.

A estrutura foi projetada pelo escritório Renzo Piano Building Workshop como um "laboratório social e ambiental" localizado no centro de diversos serviços públicos.

A torre possui 26 andares dedicados a escritórios, além de um piso para reuniões e treinamentos, que inclui espaços abertos ao público. Há também três pavimentos para estacionamentos e um jardim afundado rodeado por um restaurante e um jardim de infância.

Na parte mais alta do prédio, uma estufa bioclimática com ventilação natural recebe o público que frequenta um restaurante com jardim, um salão de exposição e um terraço no telhado.

O projeto priorizou fontes de energia naturais, como a água subterrânea usada para o arrefecimento dos escritórios e os painéis fotovoltaicos que produzem energia solar. As fachadas apresentam vidro duplo que limitam a perda de calor no inverno e sistema de persianas motorizadas que controlam a iluminação nas áreas de trabalho.

Escadarias e elevadores ligam os pisos, além de fornecer a identidade do edifício. Uma área adjacente à torre foi transformada em espaço de convivência, com árvores de diferentes tamanhos, gramados e atividades para a vizinhança.

Fonte: Arcoweb