Notícias

21/05/2015

Edifício ecoeficiente é abrigo definitivo para moradores de rua

Com capacidade para receber 40 beneficiados, o edifício batizado de La Casa foi encomendado pelo departamento de serviços humanos para ser eficiente e confortável.

Baseado em princípios de sustentabilidade, o prédio de autoria dos escritórios de arquitetura Studio 27 e Leo a Daly funciona como uma casa de apoio permanente.

A estrutura apresenta janelas piso-teto, que permitem iluminação e ventilação naturais, diminuindo o uso de energia elétrica. Os pisos foram feitos com concreto aparente e bambu, buscando maior durabilidade. Além disso, bancadas foram construídas com resina obtida pela reciclagem de latas.

Outra característica da construção, finalizada em 2014, é a privacidade oferecida aos moradores (todos homens), que são abrigados em apartamentos individuais compostos por sala, banheiro e uma pequena cozinha. A estrutura também traz áreas comuns, como um terraço ao ar livre.

O "La Casa" está em processo de obtenção do LEED Gold - selo para construções sustentáveis concedido pela ONG norte-americana Green Building Council.

Fonte: Arcoweb