Notícias

27/04/2015

Edifício industrial será novo hotel de luxo na África do Sul

Um edifício industrial de 1970, localizado em Joanesburgo, na África do Sul, será transformado em apartamentos luxuosos e em um hotel, com projeto do escritório Adjaye Associates.

Medindo 66 metros de altura, distribuídos em 17 andares, o Hallmark House – como é conhecido o prédio – costumava abrigar uma indústria de lapidação de diamantes, no distrito de Maboneng.

Além do hotel e dos apartamentos, o prédio irá acomodar também lojas e instalações culturais. Para o escritório responsável, isto só é possível graças a estrutural modular do edifício, que o torna flexível o suficiente para um redesign, sendo apto ao uso residencial.

David Adjaye, arquiteto britânico do Adjaye Associates, atualmente está trabalhando em diversos projetos no continente africado, mas ele descreve o Hallmark como seu “primeiro grande projeto no sul da África”. De acordo com o estúdio, o objetivo é combinar uma estética africana a uma visão contemporânea.

"A transformação da Hallmark House é uma oportunidade de aplicar um pensamento novo à comunidade urbana e também para propor a mudança no estilo de vida, com uma abordagem mais natural do modo como habitamos cidades", comenta Adjaye.

Com a conclusão prevista para maio de 2016, a reurbanização do edifício será o primeiro de uma série de projetos planejados pela imobiliária Propertuity – que visa realizar o desenvolvimento da área industrial na margem oriental do centro da cidade de Joanesburgo.

A região, considerada um subúrbio de Joanesburgo no início dos anos 1880, é hoje o lar de estúdios de arte e design, galerias, lojas e restaurantes. "Eu acredito neste projeto, eu realmente irei morar lá", afirma Jonathan Liebmann, ex-proprietário do prédio e fundador da Propertuity, que conta que só concordou em vender o estabelecimento após ver a proposta do escritório Adjaye.

Fonte: Arcoweb