Notícias

17/04/2015

Holanda planeja construir turbina eólica habitável

Projetada pelo arquiteto sul-africano Duzan Doepel para a cidade de Roterdã, na Holanda, a turbina eólica é composta por duas rodas caleidoscópicas e refletoras que formam um tipo de abraço giroscópico.

A primeira roda, com 28 mil metros quadrados, apresenta 160 apartamentos de hotel, 72 apartamentos residenciais, um restaurante e um deck panorâmico. Já a outra é dedicada a equipamentos educativos. No centro da estrutura, uma turbina silenciosa e estática converterá energia eólica em eletricidade.

Os visitantes do edifício poderão dar uma volta ao redor da roda eólica em carros especiais com capacidade para cerca de 30 pessoas. No passeio, terão uma visão panorâmica da cidade, enquanto recebem informações turísticas de um holograma projetado como um guia virtual.

Lennart Graff, da empresa fomentadora do empreendimento - Dutch Windwheel Group, afirmou que o projeto será uma espécie de equivalente holandês da London Eye, em Londres, Inglaterra. De acordo com ele, o grande desafio não é achar um terreno para a roda de vento nem financiar sua construção, mas descobrir como projetar um prédio que seja uma plataforma para futuros avanços tecnológicos.

Apesar de ainda não ter previsão para ser construída, o representante do Dutch Windwheel Group espera que nos próximos cinco anos a turbina eólica já seja um dos ícones arquitetônicos e turísticos de Roterdã.

Fonte: Arcoweb