Notícias

10/04/2015

Projeto premiado de arranha-céu inclui cascatas e florestas

Um arranha-céu contendo montanhas, cascatas, glaciares, pântanos, cavernas, uma selva e outros tipos de paisagens naturais é a proposta vencedora do concurso de ideias eVolo Skyscraper, organizado anualmente pela revista de arquitetura eVolo.

Batizado de “Essence Skyscraper”, o projeto dos arquitetos poloneses Ewa Odyjas, Agnieszka Morga, Konrad Basan e Jakub Pudo, conhecidos coletivamente como BOMP, buscou trazer a natureza para o cotidiano da cidade e criar oportunidades de aventura.

A competição teve júri composto pelos arquitetos Massimiliano Fuksas, Benedetta Tagliabue, Richard Hassell e Wong Mun Summ (do estúdio de Cingapura Woha), e o vencedor da competição no ano passado, Yong Ju Lee.

O segundo lugar ficou com Suraksha Bhatla e Sharan Sundar, da Índia, por um projeto intitulado de “Shanty-Scaper”. Trata-se de um prédio feito com restos de construção, incluindo tubulações e folhas de metal ondulado.

Já o terceiro lugar foi para o russo Egor Orlov, que apresentou um complexo que combina o mundo físico e digital, chamado de “Cybertopia”. Os blocos da estrutura podem ser modificados de acordo com as necessidades dos moradores.

Além dos premiados, foram realizadas 15 menções honrosas - de um balão gigante com capacidade para regular o clima até uma estrutura que ajuda a preservar espécies em extinção.

Fonte: Arcoweb