Notícias

09/04/2015

Concluída primeira torre residencial de Richard Meier no Japão

A primeira de duas torres residenciais projetadas pelo escritório Richard Meier & Partners Architects no distrito de Harumi, em Tóquio, Japão, acaba de ser finalizada. A outra deve ser inaugura em abril do ano que vem.

Localizadas na orla Tokyo Bay e próxima à Vila Olímpica de 2020, as torres de 170 metros de altura têm 49 andares e mais de 800 apartamentos cada. Entre os espaços que serão compartilhados pelos moradores dos dois prédios estão um terraço-jardim, um café, salões de eventos, academia, biblioteca e salas de visita.

Esse é o primeiro projeto residencial do arquiteto laureado pelo Pritzker Richard Meier no Japão. Segundo ele, a proposta contempla um espaço público que atenderá ao bairro e será conectado à orla. “Isso vai promover uma profunda ligação entre as escalas domésticas e urbanas, e as torres se tornarão porta de entrada para a cidade, criando um senso de lugar para todos os cidadãos de Tóquio e do Japão”, diz.

Em comunicado, o escritório aponta que as torres, batizadas de Harumi Residential Towers, fornecem uma clara expressão de forma, espaço e textura, usando materiais naturais, luz e reflexão. Além disso, o projeto é resultado de um processo meticuloso de artesanato artístico e expressão, que está em harmonia com o seu contexto cultural, arquitetônico e ambiental.

Fonte: Arcoweb