Notícias

01/04/2015

Norman Foster projeta rede de transportes de metrópole árabe

O premiado escritório Foster + Partners é o responsável pelo projeto arquitetônico do novo sistema de transporte público de Jidá - a segunda maior cidade da Arábia Saudita. A proposta, que abrange metrôs, balsas, ônibus e ciclovias, além de espaços públicos, foi selecionada em um concurso internacional.

O escritório inglês, liderado por Norman Foster, e o governo de Meca assinaram contrato na última segunda-feira, dia 30 de março. No ano passado, outros dois escritórios assinaram contratos: a Aecon, que prestará consultoria de serviços de gestão; e a Systra, escolhida para fornecer projetos preliminares de engenharia.

Atualmente, apenas 12% da população de Jidá vive a menos de 10 minutos a pé dos meios de transporte. O objetivo, segundo Foster + Partners, é atingir 50 por centro, através de um processo de adensamento e planejamento estratégico.

“Cada estação criará um bairro de caráter único, e juntos eles vão criar uma cidade diversa e vibrante”, diz comunicado do escritório.

Ao todo, a rede de transportes está estimada em 8 bilhões de libras. A expectativa, de acordo com o site Saudi Gazzete, é que ela seja finalizada em 2020 e inaugurada em 2022.

Fonte: Arcoweb