Notícias

27/03/2015

Marcado pela arquitetura minimalista, hotel de luxo será erguido ao lado das famosas Termas de Vals, na Suíça

O escritório norte-americano Morphosis Architects, liderado pelo vencedor do Pritzker 2005 Thom Mayne, revelou imagens do futuro hotel de luxo que será erguido ao lado das famosas Termas de Vals, de Peter Zumthor, na Suíça. Marcado pela concepção minimalista da forma, o projeto apresenta uma torre de vidro ultrafina de 381 metros de altura que espelha a paisagem circundante dos Alpes suíços.

A composição de três volumes define a distribuição programática do complexo de 53 mil m2: um pódio conecta o edifício com as estruturas vizinhas; um cantilever desenhado em “V” comporta um restaurante, café/ bar, salão de festas e um spa, bem como compartilha espaços de uso público com a cidade (como biblioteca e galeria de arte); e o esguio arranha-céu abrigará 107 quartos com vistas panorâmicas (um por andar), além de um sky bar e restaurante no topo. Ele também inclui piscinas e um completo centro de fitness.

A partir da análise das condições topográficas do sítio e da redução da materialidade – como solução para impactar o mínimo possível as vistas do entorno –, a concepção do futuro hotel se molda como uma pele camuflada que faz da arquitetura parte deste cenário natural. “Tanto quanto possível, o hotel é um ato minimalista, que reitera o local e oferece ao espectador uma perspectiva espelhada, refratada da paisagem”, disse Mayne.

Um total de oito empresas de arquitetura foram inicialmente selecionadas para participar de uma competição, lançada em junho de 2014. Na fase final, que contava apenas com três concorrentes, os norte-americanos superaram as propostas do arquiteto Steven Holl e do escritório britânico 6a Architects. Espera-se que o novo “7132 Hotel Tower” já esteja em pleno funcionamento em 2019.

Além dos projetos de Thom Mayne e Peter Zumthor, a região ainda espera a conclusão de outra obra assinada por um vencedor do Pritzker. Trata-se do arquiteto japonês Tadao Ando, que foi contratado para projetar o futuro parque “Valser Path”, previsto para ser concluído em 2017.

Fonte: Arq Bacana