Notícias

05/03/2015

Residência em forma de lopping captura a paixão de uma família por carros e a transforma numa espécie de habitação showroom

Numa alusão às curvas acentuadas de uma pista de corrida, o escritório global BIG – Bjarke Ingels Group desenhou uma residência em forma de lopping ascendente que captura a paixão de uma família por carros e a transforma numa espécie de habitação showroom.

Situado numa área rural da cidade de Aalborg, na Dinamarca, o projeto se encaixa na topografia natural existente partindo de um volume sinuoso que se eleva sobre o terreno e sobrepõe parte da construção em direção ao sul para uma vasta paisagem. A silhueta curvilínea elimina eventuais movimentações de terra e revela um pátio anelado e verdejante no coração do edifício – numa tentativa de criar uma área privada que ao mesmo tempo é aberta.

Para desenvolver o conceito da proposta, o arquiteto Bjarke Ingels explica que projetar uma casa para uma família é como pintar um quadro, por exigir habilidade na captura do caráter e personalidade do retratado. “Como um retrato de arquitetura, a casa é sobre a criação de um programa de interesses e necessidades, desejos e sonhos, requisitos e critérios – em suma – do tipo de vida que a família quer ter”.

Em Villa GUG, a paixão dos clientes por carros desempenhou um papel significativo no cotidiano familiar, ocupando uma boa parcela da área de habitação. Em vez de esconder o veículo num nível inferior ou numa grande garagem, o escritório sugeriu um modelo fluido que muda gradualmente de um showroom de automóveis para os ambientes de uma moradia padrão – ambas as personagens se conectam fisicamente e visualmente.

Ocupando uma área de 750 m2, a residência mantém a sua privacidade com fachadas externas em concreto armado e fechamentos em vidro na fachada interna, que permite a entrada de luz natural para todos os espaços.

Como um desenho de autorama, a planta estimula uma verdadeira corrida pelos ambientes. O nível inferior permite a entrada de carros e o acesso às áreas de uso comum, como cozinha, biblioteca e sala de jantar. Uma escada helicoidal leva ao piso superior onde se encontram as varandas – uma delas em balanço – e salas de estar de um lado, enquanto a outra direção descende para os dormitórios e escritório. Estes ambientes mais privativos podem ser acessados por platôs criados no pátio interno.

Fonte: Arq Bacana