Notícias

09/02/2015

Edifício português muda de cor ao acionar alarme

Um novo conjunto habitacional de casas de repouso, desenvolvido pelo escritório português Guedes Cruz Architects, dispensa o uso de iluminação nas ruas do entorno, pois suas casas - em formato de cubo – projetam uma luz externa.

Ao todo, 52 cubos brancos formam o Complexo Social Alcabideche, em uma área de 10 mil metros quadrados, perto de Lisboa, em Portugal. O projeto oferece uma mistura de espaços privados e públicos para integração dos idosos, como piscinas e terraços.

"O Complexo Social da Alcabideche visa reconstituir um estilo de vida mediterrâneo em que os espaços ao ar livre de ruas, praças e jardins são como uma extensão da própria casa", disseram os arquitetos responsáveis.

Cada unidade mede 53 metros quadrados e dispõe de paredes moldadas de concreto armado, sobrepostas por caixas de acrílico translúcido, formando uma superfície lisa. À noite, estas caixas são acesas a partir do lado de dentro das residências, criando a aparência de lanternas brilhantes, que proporcionam uma ampla iluminação para andar pelo complexo sem a necessidade de iluminação adicional nas ruas.

Além disso, a iluminação do acrílico está conectada a um alarme de emergência que os habitantes podem acionar, transformando a cor do cubo em vermelho, alertando assim o posto central, como um sinal de socorro.

As casas são formadas por vidros que vão do chão ao teto, possibilitando a entrada da luz natural. Cada uma contém um salão aberto, cozinha, sala de jantar, quarto e um espaço adjacente na entrada. Para manter o interior fresco, foram instalados filtros de ventilação entre a parede de concreto e o acrílico, enquanto em temperaturas mais frias, painéis solares de aquecimento esquentam o piso.

Fonte: Arcoweb