Notícias

06/01/2015

Ponte inovadora construída sobre canal de Londres se parece com um leque

No Grand Union Canal, em Paddigton, Londres, uma ponte móvel de pedestres mais parece uma obra de arte. Formada por cinco filetes de aço, ela se levanta e se fecha conforme o tráfego de embarcações da região, assemelhando-se a um leque. A obra é o resultado de uma parceria entre o Knight Archiquects e os engenheiros da AKT II, que ganharam um concurso da prefeitura com a proposta de criar uma escultura cinética que permitisse a passagem de pedestres pelo canal.

Os filetes da ponte, que atravessam os 20 metros do canal, se levantam, em sequência, com o auxílio de válvulas hidráulicas, o que diminui consideravelmente o uso de energia. As peças, que pesam de seis a sete toneladas cada uma, se mantêm estáveis graças a um contra-peso de 40 toneladas que fica na margem. Quando fechado, o leque funciona como uma segura e moderna passarela, que traz lâmpadas LED no corrimão como parte da iluminação noturna.

A obra faz parte de um projeto ainda maior para revitalizar a região, que inclui ainda a construção de uma praça e novos edifícios. Quando simples estruturas urbanas, como uma ponte, são pensadas de forma criativa, a cidade inteira ganha.

Fonte: Hypeness