Notícias

18/12/2014

Projeto da Biblioteca Nacional de Israel tem estrutura de 34 mil metros quadrados, seis pavimentos em formato curvo e revestimento em pedra

O escritório suíço Herzog & de Meuron revelou o projeto da Biblioteca Nacional de Israel, que será construída em Jerusalém. O programa contempla as várias funções de um centro de estudo e pesquisa, servindo também como espaço para atividades culturais e educacionais internas ou ao ar livre.

A biblioteca apresenta ainda um salão para experiências digitais, centro de visitação, arquivo com climatização controlada e uma série de sedes administrativas.

O prédio de pedra tem 34 mil metros quadrados e seis pavimentos (quatro desses no subsolo) e será construído com a colaboração do estúdio israelense Mann Shinar Architects & Planners.

A previsão é que as obras comecem em 2016 e terminem em 2019. A biblioteca será vizinha do Museu de Israel, Museu da Ciência e da Universidade Hebraica de Jerusalém.

O escritório Herzog & de Meuron foi convidado em abril de 2013 para substituir o arquiteto israelense Rafi Segal, que venceu o concurso para projetar a biblioteca pública do país, mas foi dispensado em seguida por apresentar projeto envolvido em disputa de direitos autorais.

Fonte: Arcoweb