Notícias

04/12/2014

Empresa de tecnologia constrói cidade inteligente no Japão

Fujisawa foi construída em uma área de 180 mil metros quadrados a cerca de 50 quilômetros de Tóquio, no Japão. A ideia é que, até 2018, três mil pessoas habitem a cidade inteligente baseada em princípios sustentáveis e inovadores.

O projeto é liderado pela empresa de tecnologia Panasonic, que cedeu o terreno e arcou com 50% dos investimentos para construção da cidade. Outras sete empresas japonesas e uma norte-americana
também participaram da construção de Fujisawa, que tem custo estimado de 1,3 bilhão de reais.

As casas de até 163 metros quadrados funcionam à base de energia solar, através de painéis instalados nos telhados. A cidade também possui ruas distintas para carros e bicicletas e outras apenas para pedestres, ampliando a segurança na mobilidade dos habitantes.

Na praça, com estrutura de dois andares com vigas de aço, considerada principal marco da cidade, são fornecidos serviços como aluguel e compartilhamento de carros e bicicletas elétricos. As reservas podem ser feitas através da televisão do próprio morador.

A arquitetura das casas e prédios comerciais favorece a utilização da iluminação e ventilação naturais. As ruas são equipadas com lâmpadas de baixo consumo que possuem detecção de presença.

Com o uso de novas soluções tecnológicas e arquitetura sustentável, a cidade deve cumprir a meta de redução de 70% na emissão de dióxido de carbono e de economia de 30% no consumo de água. Além disso, fontes renováveis de energia vão ser responsáveis por 30% do abastecimento de Fujisawa.

Os moradores podem acompanhar, em tempo real, o que é gerado, consumido e armazenado e quais equipamentos estão consumindo mais energia. Quem economizar energia ou atingir meta de redução de gases poluentes ganhará pontos que poderão ser usados para amortizar o financiamento das casas, que têm valores em torno de 550 mil dólares.

Assista no link abaixo ao vídeo deste projeto.

goo.gl/Dv8MCJ

Fonte: Arcoweb