Notícias

18/11/2014

Holanda inaugura primeira ciclovia que brilha no escuro

A Holanda acaba de inaugurar a primeira ciclovia fluorescente do mundo, inspirada na famosa obra “Noite estrelada”, do pintor pós-impressionista Vincent Van Gogh. A iniciativa faz parte de um programa governamental que visa aumentar a segurança e incentivar o uso de bicicletas durante a noite.

Idealizada pelo designer Daan Roosegaarde, a via é recoberta por uma pintura eletrônica, cuja intensidade do brilho varia de acordo com a luminosidade do ambiente. Caso chova ou não haja sol por diversos dias consecutivos, o material pode ser carregado por meio de energia elétrica.

Além das instalações para que a ciclovia pudesse brilhar no escuro, o projeto também prevê a construção de um sistema de tubulações subterrâneas por onde passará água aquecida a fim de impedir o acúmulo de neve e gelo.

No país europeu, mais da metade das viagens para o trabalho já são feitas em bicicletas. A meta do governo é aumentar o número de pessoas que opta pelo meio de transporte não motorizado em 20% ao longo dos próximos 20 anos.

Veja no link abaixo um vídeo sobre o projeto.

goo.gl/XFo80f

Fonte: Arcoweb