Notícias

23/10/2014

Projeto para o novo Everyman Theatre de Liverpool utilizou 25 mil tijolos reciclados

O escritório Haworth Tompkins Architects venceu o RIBA Stirling Prize de 2014, prêmio concedido anualmente pelo Royal Institute of British Architects. O projeto para o novo Everyman Theatre de Liverpool foi escolhido pelo júri por sua “excepcional ecoeficiência e senso de acolhimento”.

Com um auditório com capacidade para 400 pessoas, o programa incorporou 25 mil tijolos, reciclados a partir da alvenaria de uma antiga capela do século 19 onde o teatro funcionava desde 1964, ano de sua inauguração.

Brises metálicos e painéis de vidro compõem a fachada que contrasta com os ambientes internos e as construções vizinhas.

O uso eficaz de diferentes materiais e sistemas de iluminação ao longo dos espaços internos integrados também contribuíram para que o novo teatro vencesse a competição, que tem o objetivo de valorizar as mais importantes contribuições para a evolução da arquitetura no Reino Unido.

“É inovador como um edifício verdadeiramente público, mas que obedece a filosofia e crenças do cliente. Em resumo, é uma contribuição extraordinária tanto para a cidade quanto para a entidade teatral”, afirma a comissão julgadora.

Fonte: Arcoweb