Notícias

15/10/2014

Pavilhão em formato de esferas é destaque de projeto para cemitério em Taiwan

A proposta do escritório norte-americano Steven Holl Architects para a ampliação do cemitério ChinPaoSan, na cidade de Taipei, em Taiwan, foi aprovada pela administração do local.

O projeto de 500 mil m², que terá vista para o mar, inclui a construção de um pavilhão com espaço para 150 mil urnas de cinza, um hotel com 21 quartos, restaurante, capela cerimonial, auditório e dois museus.

O Pavilhão Oceânico, como é chamado o edifício que abrigará as urnas, será composto por três esferas interseccionadas e uma independente, que serão incorporadas a um plano retangular envolvido por uma camada de água. Além dos aspectos estéticos, a água a piscina reflexiva terá painéis fotovoltaicos submersos, que gerarão 60% da energia utilizada no complexo.

Também será implantado sistema de coleta e tratamento de água da chuva, que será utilizada posteriormente para irrigação do campo, e sistema de ventilação por deslocamento. O objetivo é que o empreendimento receba a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), do Green Building Council (GBC).

O cemitério polirreligioso poderá acomodar, nos cerimoniais, até mil pessoas por dia. A previsão é de que as obras de ampliação sejam iniciadas em maio de 2015 e concluídas em 2018.

Veja mais imagens do projeto no link abaixo.

goo.gl/5uHFPv

Fonte: au.pini