Notícias

03/10/2014

Nova biblioteca pública no Canadá propõe conectar visualmente duas regiões

Inspirado na paisagem de montanhas rochosas e na formação de nuvens causadas pelos ventos Chinook característicos da região, o escritório norueguês Snøhetta – em parceria com os arquitetos locais da DIALOG – projetou uma estrutura mista arqueada e com perfurações zenitais graduais para conceber a nova biblioteca pública da cidade de Calgary, no Canadá.

Vencedor de um concurso internacional, o projeto traz um desenho de fachadas em vidro curvo repleto de cheios e vazios geométricos, que permite a passagem de luz intermitente para os espaços internos. O equilíbrio da transparência permite atrair os visitantes para as atividades, bem como privacidade para as salas de leitura.

Implantada numa área privilegiada no centro da cidade, que vai de encontro com o bairro de East Village, a edificação será elevada sobre uma linha de trem existente, que passará por um acesso aberto no núcleo do prédio, com a proposta de conectar visualmente as duas regiões e para a circulação de pedestres.

Os arcos cobertos de madeira, que emolduram a passagem, fazem referência à formação de nuvens comum no estado de Alberta, onde fica a cidade. Chamado de Chinook ou "o comedor de neve" num dos dialetos nativo-americanos, o vento quente de inverno – que desliza pelas montanhas rochosas – pode derreter sobre um pé de neve em um único dia e aumentar a temperatura de 40 graus em menos de uma hora.

O programa do complexo utiliza os pisos térreos a atividades públicas e sobe em espiral até o terceiro e quarto andares, onde ficam os ambientes privativos para estudo. Ao longo do perímetro do átrio, a circulação dentro da biblioteca revela uma estratégia para guiar os visitantes, a partir da entrada principal e em cada andar. A construção está prevista para ser finalizada em 2018.

Veja mais imagens do projeto no link abaixo.

goo.gl/oeGRAo

Fonte: Arq Bacana