Notícias

12/09/2014

Projeto de torre é inspirado em peixe e revestido com "escamas" de alumínio

O estúdio RMJM foi recentemente contratado para construir uma torre de observação de 93 metros de altura inspirada na importância da água para o histórico distrito de Doumen, Província de Guangdong, China.

Situada na confluência de dois rios, na orla de Zhuhai, a Doumen Observation Tower é inspirada na forma de um peixe saltando sobre a água e será revestida com "escamas" de alumínio que protegerão seu interior do forte sol do sudeste chinês. A torre ocupará uma projeção mínima e será circundada por uma grande praça pública.

O projeto conta com um esqueleto metálico externo sobre o qual repousam painéis de alumínio que protegem a estrutura da poluição e da radiação solar. O esqueleto da cortina externa de alumínio será engastado na praça. Durante o dia, sob o brilho do sol, a edificação revestida pelos painéis metálicos lembrará um peixe saltando para fora da água.

O edifício consiste em três grandes componentes: um espaço comercial no térreo, espaços destinados aos visitantes nos pavimentos intermediários, e plataformas de observação nos pavimentos superiores. Decks de observação internos e externos também fazem parte do projeto, oferecendo perspectivas diversas aos visitantes.

Foi dada muita importância ao espaço público, o que resultou numa torre de projeção modesta, maximizando o uso da praça pública.

Estruturalmente, a Doumen Observation Tower será composta por doze curvas bidimensionais e 1.400 painéis de alumínio perfurados feitos sob medida, que conformarão a silhueta da torre.

Veja mais fotos no link abaixo.

goo.gl/1tqjXa

Fonte: Archdaily