Notícias

10/09/2014

Edifício na França incorpora unidades habitacionais, escritório dedicado à saúde e espaço de varejo em todo o piso térreo

O Bloco 32 ocupa uma posição estratégica no vasto programa para renovar o bairro Duchère, em Lyon. A associação de habitação OPAC du Rhône produziu um edifício que incorpora 33 unidades habitacionais de aluguel social, 1,500 m2 de espaço de escritório dedicado a atividades relacionadas à saúde, e tem espaço de varejo em todo o piso térreo.

A intenção era a de enfrentar os novos desafios do ambiente urbano, promover a utilização da madeira como material e mostrar que a vida urbana pode ser prazerosa e divertida. E apesar da complexidade técnica do edifício, o estilo arquitetônico é suave e alegre.

Em termos de estilo, os diferentes componentes formam um todo, um trabalho de arquitetura completa dentro do qual cada um dos diferentes programas permanece distinto. A domesticidade do bloco de habitação é complementada pelo projeto mais abstrato do bloco de escritório, enquanto o espaço de varejo se abre facilmente para os espaços públicos do entorno.

Os sistemas construtivos utilizados também são misturados, com os materiais utilizados, onde eles oferecem o melhor desempenho possível. A estrutura principal é concreto. As fachadas são compostas por uma moldura de madeira.

O concreto foi usado por suas qualidades estruturais e acústicas. A madeira foi escolhido em primeiro lugar, pelas suas qualidades de material, mas também pela forma como pode ser utilizada na pré-fabricação dos componentes que formam a fachada.

O bloco de habitação desenvolve uma relação generosa com a natureza circundante, a nova praça ao sul, e a Monts d'Or, ao norte. A intenção da arquitetura é clara quando o perfil do edifício é visto a partir do canto ocidental. A simples organização das unidades habitacionais segue princípios bioclimáticos: áreas de estar para o sul; cozinha, dormitórios e banheiros para o norte.

Veja mais fotos no link abaixo.

goo.gl/bw1ldA

Fonte: Archdaily