Notícias

01/09/2014

Hotel Antumalal: Eternamente jovem

Com 63 anos de história o Hotel Antumalal está localizado na cidade de Pucón, província de Cautín, no sul do Chile. A construção que poderia ser facilmente confundida com um edifício erguido nos dias de hoje, guarda a mesma estrutura de quando foi concebido pelo arquiteto chileno Jorge Elton, a partir do ano de 1945, e inaugurado em 1950.

Telhados planos, fachadas lisas e formas cúbicas favorecem ângulos retos, que, ao mesmo tempo, incorporam alguns cantos arredondados em ângulos externos, denunciando sua inspiração: a escola de Bauhaus. Desde a concepção, manifesta-se o respeito à natureza em primeiro lugar. A regra número um é a de que, para construir, nenhuma árvore pode ser cortada ou tocada. Assim, o edifício foi entalhado e integrado ao entorno, e não o contrário.

Alinhado às características de Bauhaus, o partido é marcado pela harmonia entre a forma e a função, com total integração ao meio ambiente, caracterizado por 5 hectares de parques, jardins, praia, inúmeras cachoeiras e o lago Villarica. Para isso, grandes janelas panorâmicas de vidro criam uma relação fluida entre a construção e a natureza, interior e exterior, permitindo a privilegiada vista do entorno, principalmente para o lago.

Hoje com 22 quartos o pequeno hotel oferece o charme e o conforto de um hotel boutique. Cada dormitório ostenta painéis de madeira e pedra local, aquecimento a lareira, janelas com vista para o lago e para os jardins.

O mobiliário é original, cuidadosamente mantido para preservar o estilo, assim como a estrutura, representando um verdadeiro desafio às novas gerações de proprietários, que seguem à risca as ideias e os pensamentos do arquiteto e fundador.

Veja mais fotos no link abaixo.

goo.gl/tIdjJt

Fonte: Galeria da Arquitetura