Notícias

02/07/2014

Fachadas multicoloridas de prédios icônicos pelo mundo

Uma construção, em geral, chama a atenção pelo seu design. Porém, muitos edifícios além das belas formas, se destacam na paisagem urbana por possuírem a fachada composta por uma excêntrica mistura de cores.

Confira os mais icônicos prédios multicoloridos espalhados pelo planeta:

PALAIS DES CONGRES, MONTREAL, CANADÁ
Esse centro de convenções com visual ultramoderno contém instalações há mais de 100 anos, mas foi entre os anos 2000 e 2002 que ele sofreu uma expansão que o transformou completamente. Sua fachada tem impressionantes 332 painéis de vidro colorido e 58 transparentes, que sob a luz formam um caleidoscópio gigantesco. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto canadense Mario Saia.

DEXIA TOWER, BRUXELAS, BÉLGICA
Todo iluminado por LEDs, esse edifício aponta como estará o clima no dia seguinte de acordo com as cores. São 72 mil lâmpadas que ficam atrás de 4.200 janelas da torre e cada cor representa uma quantidade de graus de temperatura. Cores frias, como o violeta e o azul, anunciam uma queda de temperatura, enquanto as mais quentes, como o amarelo, o laranja e o vermelho, prometem calor. O projeto é da empresa belga Lab-au.

MICA – MINISTRY OF COMMUNICATIONS AND INFORMATION, SINGAPURA
Construído no estilo neoclássico da década de 30, o edifício foi projetado pelo Departamento de Obras Públicas de Singapura, que tinha como arquiteto o inglês Frank Dorrington Ward. Atualmente, suas 927 janelas ganharam diversos tons vibrantes, que chamam a atenção de quem passa pelo local. Impossível não reparar, não é?

IMI - INTERNATIONAL MANAGEMENT INSTITUTE, KOLKATA, ÍNDIA
O local foi projetado pela empresa indiana Abin Design Studio, que quis trazer uma identidade única para o prédio, seja pelas formas, como pelas cores que adotaram. O laminado de diferentes tons cumpre esse papel de deixar a construção vibrante, com duas camadas de vidro que cobrem toda a fachada. À noite, o espetáculo fica completo com as luzes internas acesas, que refletem as cores na praça em frente.

PIXEL, MELBOURNE, AUSTRÁLIA
O prédio recebeu esse nome por ter a fachada colorida em formatos que lembram pixels de computador, mas na verdade os painéis que chamam a atenção pela beleza têm um objetivo nobre: serem sustentáveis. Eles permitem o controle da entrada de luz no local e ainda agem como captadores de energia solar. Bacana, não? O projeto é da empresa australiana Studio505.

Veja as imagens das fachadas destes prédios no link abaixo.

ow.ly/yHWXy

Fonte: Portal Casa e Jardim