Notícias

23/06/2014

Hotel de luxo na Califórnia investe em tecnologias ecológicas

O hotel Bardessono, localizado na Califórnia (EUA), oferece conforto aos clientes e a segurança de que estão hospedados em um local que leva em consideração a sustentabilidade. Diversas ações foram tomadas para minimizar os impactos da construção e design, aliando-as à introdução de tecnologias ecológicas.

O espaço possui um sistema geotérmico subterrâneo que aquece e resfria os quartos, o spa e o abastecimento de água quente. Nos telhados foram instalados 940 painéis solares, de forma que quase toda a energia consumida no hotel provém dessa fonte.

Na construção foi utilizada madeira recuperada e o aproveitamento do solo do local. Além de técnicas para baixo consumo de água que foram implementadas em todas as dependências do estabelecimento.

Muitos vidros compõem os quartos para que a iluminação natural seja aproveitada ao máximo. Logicamente, a luz solar nem sempre é suficiente e à noite não tem como escapar das artificiais, foram instaladas então lâmpadas de LED, halogêneas e fluorescentes – que consomem muito menos energia. Há também sensores que reduzem o consumo de energia nos quartos quando os hóspedes não estão presentes.

O empreiteiro responsável estabeleceu um projeto com sistema de reciclagem de resíduos que foi capaz de reciclar mais de 93% dos resíduos de construção gerados. O hotel ainda possui um sistema de compostagem, que aproveita os restos de alimentos orgânicos, produz adubo para os dois jardins do local e, consequentemente, reduz a quantidade de lixo produzido.

Para o restaurante e spa, o Bardessono adquire alimentos de produtores orgânicos e locais, minimizando a quantidade de emissões de poluentes geradas no transporte de alimentos provenientes de regiões mais afastadas.

“Nós não somos perfeitos. Conhecimento e orçamento têm limites de atenção, mas esperamos que nossas ações têm proporcionado exemplos dignos para outros se inspirarem”, afirma a empresa em seu site.

Veja mais imagens do hotel no link abaixo.

goo.gl/fFnsiv

Fonte: Ciclo Vivo