Notícias

06/12/2018

Arquitetos constroem centro de conferências em 100 dias com ajuda de robôs

O escritório de arquitetura Archi-Union concluiu um centro de conferências em Xangai em apenas 100 dias, usando projetos e construções com assistência de robôs. O empreendimento chamado de Local B foi construído para sediar uma conferência de inteligência artificial. Por isso, a Archi-Union sentiu que era apropriado usar técnicas inovadoras de construção digital na criação do prédio.

A empresa sediada em Xangai já havia trabalhado com robôs para construir a complexa estrutura de tijolos da galeria Chi She, e concluiu vários outros edifícios com geometrias complexas usando “cyborg fabrication”.

O local B emprega algumas das estruturas mais leves disponíveis em edifícios modernos, graças à combinação de algoritmos usados nas etapas de planejamento e métodos de construção pré-fabricados.

“A Inteligência Artificial vem renovando rapidamente nossas percepções sobre o mundo”, declarou a equipe do escritório de arquitetura, explicando que os profissionais decidiram encarar o desafio de apresentar um espaço de exposição pública urbana, que carrega a essência da tecnologia da IA, em 100 dias.

São três edifícios brancos com espaços entre si ocupados por jardins. Os prédios se integram ao cenário de prédios públicos do West Bund, todos de cores claras e design modernista. Um jardim compartilhado, construído com madeira para suavizar o espaço e incentivar o relaxamento, funciona como estação de descanso. Neste espaço está o maior pavilhão de café impresso em 3D do mundo, decorado com mesas e cadeiras construídos da mesma forma. “Todo o processo, desde o projeto até a construção do pavilhão do café, celebra a cooperação da inteligência homem-máquina”, declarou o Archi-Union.

Fonte: Casa Vogue