Notícias

04/12/2018

Centro de Artes Performáticas da Brown University tem projeto que prevê flexibilidade no uso dos espaços

O escritório de arquitetura REX, com sede em Nova York, projetou o novo centro de artes performáticas para o campus da Brown University em Providence, Rhode Island, EUA. Conhecida por seu portfólio de projetos culturais e comerciais - notadamente e recentemente incluindo o Centro de Artes Performativas Ronald O. Perelman no World Trade Center - a empresa tem como objetivo projetual acomodar performances e eventos enquanto cria um centro para interações sociais diárias no campus dentro dos seus 7500 metros quadrados. O prédio se tornará um espaço central de multimídia e artes cênicas para estudantes, professores e visitantes.

O terreno, em frente ao Centro Granoff de Artes Criativas de Diller Scofidio + Renfro, está entre outras instalações centradas nas artes para criar um nexo de práticas inovadoras e plataformas de experimentação para "colisões intelectuais e artísticas". O prédio e as demais novas construções servem como uma maneira de atrair mais estudantes e professores para a universidade em um desenvolvimento ancorado nas artes.

Atuando como um corte horizontal através da fachada, o hall de entrada será envolto quase inteiramente por vidro para criar um diálogo visual com os prédios ao redor e promover uma sensação de abertura. Com vistas amplas do Granoff Center e dos espaços verdes no campus de Brown, o hall se torna um espaço mais ativo e utilizável ao longo do dia, em vez de se limitar a eventos programados. Os degraus de entrada, semelhantes a um anfiteatro, atraem os visitantes do térreo para o saguão.

Diana Nelson, uma doadora principal interessada na flexibilidade do espaço do hall, declarou: "Esperamos que [o hall] seja usado de maneiras que talvez nem imaginamos neste momento. Ver isso se tornar um espaço que é freqüentemente ativado e usado de forma criativa, que complementa a missão mais ampla de um centro de artes cênicas, nos deixaria tremendamente felizes".

A Universidade espera finalizar o projeto do edifício nos próximos meses. A construção está provisoriamente planejada para começar em 2019.

Fonte: ArchDaily