Notícias

06/11/2018

Faculdade de Ciências "Reciclada e Reciclável" é projetada para a Universidade de Amsterdã

Benthem Crouwel Architects projetou um edifício multifuncional para a Faculdade de Ciências da Universidade de Amsterdã. A proposta de 14.000 metros quadrados foi concebida como um "laboratório vivo de pesquisa, desenvolvimento e co-criação, no centro do campus e da sociedade".

O vencedor do concurso “LAB 942” centra-se na neutralidade energética, flexibilidade e abertura. Uma estrutura modular e uma construção circular feita de material reciclado e reciclável permitem que o esquema funcione como um complemento à prova de futuro e adaptável às investigações de inovação e inteligência artificial em rápida expansão da escola.

A estrutura facilmente desmontada do LAB 942 é abundante em vegetação interna, orientação natural e ventilação natural, criando um esquema que “não é apenas sustentável, mas também um edifício muito saudável que proporciona a seus usuários um clima interno confortável”.

Como o LAB 942 receberá uma colaboração de empresas e do setor privado, o projeto foi pensado para estar aberto à sociedade e ao entorno. Uma estrutura de grade leve composta de madeira, vidro, aço e luminárias impressas em 3D conforma uma fachada aberta e ativa, enquanto uma visualização de hospedagem de plinto transparente, robótica e laboratórios de jogos ficarão à vista dos transeuntes.

Um átrio alto e arejado flui diagonalmente através do edifício. Mezaninos irregulares, pontes de ligação e uma variedade de “paisagens” de espaço de trabalho criam um programa divisível que é facilmente reconhecível e garante “a sinergia ideal entre as várias disciplinas”.

Para o desenvolvimento do esquema, a Benthem Crouwel Architects trabalhou em colaboração com os consultores de edifícios Strackee, consultores de física de construção DMGR e consultores de instalação Deerns.

Fonte: ArchDaily