Notícias

15/10/2018

Floricultura usa arquitetura para dispor plantas e arranjos como obras de arte

Indo na contramão das lojas de flores tradicionais, a Tableau, em Copenhagen, é uma experiência visual e sensorial a parte. Recém-inaugurada, a floricultura usa artifícios da arquitetura do espaço para dispor as plantas e arranjos como se fossem verdadeiras obras de arte. O projeto de interiores é assinado por David Thulstrup, mesmo do novo Noma e do Vipp Hotel, responsável por essa reinvenção do conceito de floricultura.

O ponto de partida para o arquiteto foi compreender as plantas como mais um material a ser trabalhado, assim como o concreto ou o vidro. Dessa forma, foi possível elaborar uma dinâmica de interiores que usasse as peças criadas por ele como pano de fundo para a organicidade de cada espécie e arranjo, que se destacam sem muito esforço. "Era importante criar uma plataforma na qual as flores pudessem brilhar e se destacar", explica ele.

O único pedido do cliente, Julius Værnes Iversen, era a ideia de colocar "pódios" para apoiar vasos e plantas de corte. "A geometria e os materiais frios das colunas, juntamente com o piso azul de vinil fazem o perfeito contraste com a exibição das plantas", completa o arquiteto. A Tableau fica dentro de um prédio do séc. 19, que teve sua estrutura anterior despida para que o concreto ficasse aparente.

Fonte: Casa Vogue