Notícias

08/10/2018

Projeto de escola infantil em Tóquio faz com que alunos e professores se sintam cercados pela natureza

Localizada em Tóquio, no Japão, a escola infantil Tomonoki-Himawari fica em uma região densamente povoada da cidade, rodeada por casas e fábricas. Para criar um espaço que estimulasse a mente e o corpo das crianças, os profissionais do Mamm Design, que assinam o projeto, investiram em um pátio verde e muitos elementos lúdicos. As salas de aula e de atividades foram organizadas em torno de um jardim exuberante, cheio de luz, fazendo com que professores e alunos se sintam cercados pela natureza.

Para acompanhar o desenvolvimento das crianças, a equipe criou diversos espaços com salas de diferentes alturas, casinhas suspensas ao redor do pátio e corredores diversos para que as crianças tenham uma boa variedade de áreas para brincar ou descansar. Os usos para cada espaço não foram pré-definidos para dar aos professores e alunos a liberdade de desfrutar da forma que fosse mais benéfica para eles.

Para estimular e enriquecer a sensibilidade das crianças, o projeto foi desenvolvido de modo que as características e mudanças das quatro estações do ano pudessem ser apreciadas. Segundo o escritório, como a natureza se transforma a cada estação, os insetos e pássaros que a vegetação atrai também mudam, e podem ser apreciados pelas crianças e pais. Inspirados pelo ambiente, motivos da natureza decoram vários espaços, com folhas, peixes, árvores e insetos.

Fonte: Casa Vogue