Notícias

05/10/2018

Novo restaurante Noma é composto por um conjunto de edificações conectadas em antigo depósito militar de Copenhague

Bjarke Ingels Group projetou um conjunto de edificações como a nova casa do Noma, um dos restaurantes mais aclamados do mundo, situado entre dois lagos dentro da comunidade de Christiania em Copenhague. Construído no local de um antigo depósito militar usado para armazenar minas para a Marinha Real Dinamarquesa, o projeto é imaginado como uma íntima vila culinária. Com os interiores concluídos em colaboração com o Studio David Thulstrup, o projeto dissolve as funções individuais do restaurante em uma coleção de edificações separados, porém conectados.

Constituído por um total de 11 espaços, o novo Noma foi feito usando os materiais mais adequados para cada função do espaço. Cada parte da experiência do restaurante - a chegada, o lounge, a churrasqueira, a seleção de vinhos e a parte privada - estão agrupados em torno dos chefs. A partir de sua posição central, eles são definidos com uma visão geral, permitindo que os clientes sigam o que tradicionalmente aconteceria nos bastidores. Lá fora, as três estufas do restaurante são usadas como jardim, cozinha de teste e padaria.

Cada "edificação dentro da edificação" é conectada por caminhos cobertos de vidro para chefs e convidados acompanharem as mudanças no clima, luz do dia e estações - tornando o ambiente natural uma parte integrante da experiência culinária. A sala de jantar com 40 lugares e a sala privada adjacente são feitas com tábuas de madeira empilhadas que lembram a madeira em um depósito. Os hóspedes têm a oportunidade de percorrer cada uma das edificações e experimentar materiais e técnicas nórdicas de construção: a churrasqueira é uma grande cabana e o salão parece uma enorme lareira feita inteiramente de tijolos por dentro e por fora.

Fonte: ArchDaily