Notícias

28/09/2018

Projeto de oásis urbano no centro de Xangai é inspirado em tradicional técnica chinesa de pintura de paisagem

O escritório Henning Larsen divulgou recentemente sua proposta intitulada The Springs, um oásis urbano em Xangai. Inspirado no shan shui, uma técnica tradicional de pintura de paisagem chinesa, o projeto evoca as paisagens montanhosas encontradas em toda a China rural. O projeto pretende ecoar a silhueta das montanhas com torres escalonadas com terraços ao redor de uma praça pública.

The Springs dispõe de terraços e varandas espalhados pelas fachadas do edifícios escalonados, com jardins exuberantes de vegetação nativa. A proximidade dos edifícios cria, de acordo com os arquitetos, um microclima na praça central - espaço projetado em colaboração com o escritório de paisagismo SLA.

“Queríamos criar um ambiente protegido no centro da cidade que contribuísse para o potencial desse desenvolvimento se tornar um novo foco que gera e atrai a vida pública nessa região de Xangai”, explica Claude Bøjer Godefroy, diretor de projeto e sócio da Henning Larsen. “Compreendemos a sustentabilidade em termos amplos. É importante oferecer às pessoas um ambiente ecologicamente sadio e, ao mesmo tempo, desenvolver um edifício que sirva de palco para a interação humana."

The Springs começou a ser construído em julho e deve ser concluído em 2020. O projeto busca oferecer um espaço de trabalho sustentável e inovador para o distrito de Yangpu - um dos bairros de maior crescimento e um dos principais centros educacionais de Xangai.

Fonte: ArchDaily