Notícias

12/09/2018

Centro de visitantes da Barilla tem cobertura que se funde com campos de trigo, criando a impressão de uma colina natural

O Studio VAARO, em colaboração com Gabriel Fain Architects, projetou um Centro de Visitantes para Barilla, em Pedrignano, Itália. A obra responde ao seu contexto industrial e agrícola com um gesto icônico. Com espaço para eventos, um café, restaurante e loja, os diversos programas estão unidos sob uma cobertura arrebatadora. O telhado se funde com os campos de trigo ao redor, criando a impressão de uma colina natural que emerge da terra quando um se aproxima do sul. Da estrada, a terra escavada das fundações foi compactada para criar uma fachada de terra batida, sua estratificação mineral evoca o arcaico e o natural.

Os arquitetos descrevem o telhado como "sutilmente [metamórfico] entre duas geometrias elementares e simbólicas - a da Casa ao leste e a da Fábrica retangular a oeste. Ao fazê-lo, o nosso pavilhão Barilla combina a familiaridade doméstica do lar com a utilidade da fábrica".

O pavilhão é composto por dois programas paralelos, o principal e maior contem os espaços públicos enquanto o menor é utilizado para funções de apoio e espaços de uso flexível. O secundário precisa de pouca ou nenhuma luz natural e, portanto, está totalmente enterrado sob a paisagem. Isso permite que o espaço principal seja aberto e receba o máximo de luz solar, além de estar livre de qualquer função de serviço, criando um espaço flexível e cheio de luz.

Os arquitetos projetaram o pavilhão com uma visão holística da sustentabilidade. Utilizando materiais de construção renováveis como madeira, palha e o próprio solo do local, eles criaram uma proposta que não apenas responde à paisagem circundante, mas também à utilidade dos materiais disponíveis. A espessa fachada e as faixas de terra criam massa térmica suficiente para auxiliar no aquecimento e resfriamento do espaço, enquanto o interior do pavilhão é composto por madeira sustentável e de origem local. Os arquitetos também consideraram o potencial do edifício a longo prazo, projetando-o para ser versátil em seu uso futuro.

Fonte: ArchDaily