Notícias

13/08/2018

SOM Foundation lança novo prêmio para pesquisas que busquem

As populações estão se mudando para áreas urbanas em ritmo acelerado. De acordo com as Nações Unidas, a população urbana mundial aumentou de 751 milhões em 1950, para 4.2 bilhões em 2018. Até 2050 é esperado um acréscimo de 2.5 bilhões de pessoas em áreas urbanas. Em resposta a esse crescimento, arquitetos e urbanistas estão sendo desafiados a criar espaços sustentáveis e resilientes, que acomodem as necessidades, vitais e desejáveis, da sociedade.

SOM, o escritório de arquitetura, urbanismo, design de interiores e engenharia Skidmore, Owings & Merrill, convida educadores e estudantes dos Estados Unidos a se inscreverem no 2018 SOM Foundation Research Prize: "Humanizando Altas Densidades". O prêmio busca uma pesquisa acadêmica interdisciplinar com potencial de "avançar na prática de arquitetura, estrutura, desenho urbano e todas as disciplinas relacionadas".

Esta premiação é um avanço da SOM Prize e da SOM Travel Fellowship. As propostas devem "enfrentar o desafio de criar um ambiente construído que otimize a alta densidade, ao mesmo tempo que ampara o conforto urbano e a necessidade de renovação". Os ganhadores receberão um incentivo de US$40 mil como apoio nas pesquisas deste tema.

"A Humanidade está enfrentando a maior migração para áreas urbanas da história do planeta. Houve um esforço significativo em alertar que em 2009 mais da metade da população mundial já vivia em áreas urbanas, e espera-se que este número aumente cerca de 70% nos próximos 30 anos. De acordo com pesquisas das Nações Unidas, uma em cada quatro pessoas vive em cidades com mais de 1 milhão de habitantes e, mais importante que isso, uma em oito pessoas - 453 milhões de pessoas - vivem em uma das 28 megacidades com população maior do que 10 milhões. O resultado tem sido uma demanda global por estruturas de alta densidade e ambientes que suportem a vida, o trabalho e a sociabilização das pessoas. "

Para mais informações sobre o prêmio da SOM Foundation, clique aqui

Fonte: Archdaily