Notícias

09/08/2018

ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA PROJETA EDIFÍCIO DE 345 M DE ALTURA NA AUSTRÁLIA

Projetado pelo escritório OMA, o edifício com 255 mil m² terá lojas, escritório, hotel e apartamentos residenciais para funcionar como uma cidade vertical, em Melbourne

O OMA, escritório de arquitetura metropolitana (em livre tradução), anunciou a sua entrada na competição Southbank by Belulah, com este prédio de 345 m de altura e 255 mil m² construídos em Melbourne, na Austrália. Se aprovado, será o segundo maior já projetado pelo escritório, ficando atrás apenas da sede da CCTV, um canal de televisão em Pequim, que tem aproximadamente 473 mil m².

Melbourne é a segunda cidade mais populosa da Austrália e tem uma das maiores expansões urbanas do mundo, mas há uma desvantagem: o seu planejamento. Foi pensando nesse problema que o OMA, liderada pelo arquiteto David Gianotten, projetou este prédio, com a intenção de que seja uma cidade vertical e sustentável.

A base do prédio estará disponível todos os dias, por 24 h, como um espaço de programas culturais e lojas de varejo, alimentação e bebidas. O que mais chama a atenção é o espaço da BMW com 1400 m², rico em soluções de tecnologia sustentável, que terá uma fachada de vidro e uma plataforma cilíndrica com carros. Essa parte é totalmente aberta e funciona como um convite para que o público venha conhecer as inovações do espaço.

No andar acima, fica um escritório com vistas grandiosas e áreas verdes, que funcionam por meio de um sistema de fachada dobrável. No segmento acima, um hotel consiste em 6 andares de quartos e 7 de suítes, com mais 2 andares de recreação. inclusive com piscina. No topo da torre, a parte residencial aproveita ao máximo a vista e a luz natural. Essa ala possui espaços para jantar, salões de festas privadas, cinema, academia, creches, jardins e uma piscina também, e suas aberturas laterais dão vista para a baía de Port Philip e o Jardim Botânico.

A ideia é que os moradores possam aproveitar ao máximo tudo o que o espaço oferece. “O projeto pode ser um ideal para novos modelos. No coração da cidade, o prédio está idealmente posicionado para ser um exemplo de sustentabilidade, sociedade e economia e mobilidade” conclui o arquiteto David Gianotten, que é um dos dois diretores da recém-inaugurada filial do OMA na Austrália.

Fonte: Casa e Jardim