Notícias

01/08/2018

Principal estádio da Copa do Mundo no Catar está quase pronto

75% da subestrutura do Estádio Nacional de Lusail está completa. Projeto é assinado pelo escritório britânico Foster + Partners

Uma notícia boa para os órfãos da Copa do Mundo: a competição volta daqui quatro anos.

No caso, a Copa do Mundo de 2022 vai acontecer entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro no Catar.

Esta vai ser a primeira vez que um país do Oriente Médio vai sediar o mundial e também a única vez em que os jogos vão ser no outono – as temperaturas ficam altíssimas durante o verão.

Sete cidades foram escolhidas como sedes da competição e doze estádios estão sendo construídos.

Inclusive, o escritório britânico de arquitetura Foster + Partners é o responsável pelo Estádio Nacional de Lusail, localizado a 15 km da capital Doha, local escolhido para o jogo de abertura e para a final do campeonato.



Lusail é uma cidade nova planejada que deve custar cerca de 45 bilhões de dólares ao governo do Catar – um dos países mais ricos do mundo graças ao petróleo.

O estádio local comporta 80 mil torcedores e foi orçado em mais de 760 milhões de dólares. Segundo o comitê organizador, 75% da subestrutura da obra já está pronta.

“É uma honra assinar o Estádio de Lusail. Esse é um grande passo em direção ao futuro de projetos desse tipo, sendo o primeiro a quebrar o modelo de estádios isolados no subúrbio”, contou Norman Foster em nota.

“O projeto também é pioneiro na ideia de uma vida contínua para o estádio após o término do evento mundial. As estratégias ambientais, particularmente aquelas que dizem respeito aos atletas e espectadores, serão de interesse tanto dos fãs de esportes como daqueles preocupados com a arquitetura”, explicou.

Fonte: Casa Claudia