Notícias

06/07/2018

Parque Linear HXQ: proposta busca integrar os parques do Estado do México

O projeto Parque Linear HXQ elaborado pelo escritório mexicano RA! é uma intervenção urbana localizada no lado leste do município de Huixquilucan, Estado do México onde existem três parques segmentados por valas, ruas e espaços não utilizados. O parque é dividido em 3 zonas diferentes; Tecamachalco, La Herradura e Bosques de Minas, todos conectados através das torres de luz, razão pela qual esses parques foram criados. A topografia acidentada e as avenidas veiculares afetaram esses parques, transformando-os em áreas vazias, inseguras e deterioradas.

Por que temos que ir a Santa Fé para o parque "La Mexicana" ou para o parque "Lincoln" em Polanco se temos os nossos próprios parques?

A proposta incentiva os pedestres a recuperar esses espaços transformando as calçadas e áreas vazias em um parque revitalizado através dos seguintes usos: comércio local, mercados, áreas de exposições artísticas, playgrounds, jardins urbanos, jardins recreativos, módulos de segurança, pista de skate, zonas úmidas e coleta de águas pluviais, todos conectados através de ciclovia e caminhos pedonais.

O desenho foi criado através do conceito edáfico de gerar sua geometria através das particularidades de sua terra e topografia, as linhas que o compõem surgem da ideia de conectar os diferentes usos que são separados pela própria elevação do solo, causando espaços orgânicos cujas bordas emergem de acordo com seu uso.

Atualmente, os habitantes da área não têm espaços públicos suficientes e são forçados a sair esta área para praticar atividades desportivas, recreativas ou culturais. O parque integra estas atividades para criar espaços verdes imersos na cidade com uma distância de 1,9km. promovendo uma cidade mais sustentável em todos os seus aspectos.

Fonte: Archdaily