Notícias

12/06/2018

Ventilação natural e melhoria do conforto dos pacientes marcam projeto de expansão de hospital no Senegal

Manuel Herz foi selecionado para projetar a expansão do Hospital Tambacounda na zona rural do Senegal, concebido e financiado pela Josef and Anni Albers Foundation e pela American Friends of Le Korsa.

A extensão é vista como um projeto urgente para lidar com a superlotação nas instalações hospitalares da região, com as demandas de 20.000 pacientes anuais, o que resulta em hospitais superlotados e quentes, e crianças compartilhando camas em enfermarias. A Fundação descreveu Manuel Herz como a "escolha unânime" com uma abordagem que mostra "uma mistura de talento visual, compreensão prática e profundo humanitarismo."

O projeto de Herz procura melhorar o conforto do paciente, trazendo uma sensação de coerência à estrutura. Uma extensão curvilínea de tijolos se conectará ao hospital existente por um caminho coberto, fazendo referência à tipologia circular do edifício existente. Feita para receber a seção de pediatria e maternidade, a nova estrutura criará uma rota de circulação suave, com nichos entre salas e espaços exteriores, onde as famílias poderão descansar longe das enfermarias do hospital ocupado.

A forma e materialidade do projeto foram concebidas tendo em mente o desempenho ambiental, com aberturas estreitas e alvenaria treliçada combinando-se para proporcionar ventilação natural cruzada. Uma segunda cobertura cobre a extensão primária, sombreando as áreas mais expostas ao sol enquanto cria um efeito de chaminé para ajudar a dissipar o calor no interior da estrutura.

Em uma escala mais ampla, a extensão foi pensada para que o menor número de árvores fosse cortado, com os arquitetos fortemente envolvidos na estratégia de paisagismo para criar espaços para usuários e visitantes se reunirem na sombra e no conforto. Com esta ênfase no conforto, funcionalidade e desempenho, Herz explica que o projeto “visa se tornar um modelo e um novo paradigma para as instituições médicas no Senegal e no continente africano como um todo."

As obras têm previsão de início em setembro deste ano.

Fonte: ArchDaily