Notícias

07/06/2018

Capela de madeira faz parte da primeira instalação do estado do Vaticano na Bienal de Arquitetura de Veneza

Três cruzes fina compostas por cabos e mastros, envoltas por uma capa de madeira que de tão orgânica parece ser uma leve tenda de tecido. Assim é a capela criada por Foster + Partners para o primeiro pavilhão do Estado do Vaticano na Bienal de Arquitetura de Veneza.

Parte de uma instalação que conta com um total de 10 arquitetos de diferentes países, a capela de madeira ripada criada pelo escritório britânico talvez seja a mais comentada entre as que compõe a instalação na ilha San Giorgio Maggiore.

"O projeto começou com a seleção do espaço. Em uma visita a San Giorgio Maggiore, perto da magnífica igreja de Palladio e do Teatro Verde, encontrei um espaço verde com duas árvores maduras emoldurando lindamente a vista da lagoa. Era como um pequeno oásis no grande jardim, perfeito para contemplação.", contou Norman Foster, fundador do Foster + Partners.

Com uma rampa interna que guia os visitantes até o altar aberto para natureza, a capela foi concebida de forma tensegridade, ou seja, as ripas de madeira foram projetadas com determinada tensão que permite que elas sejam firmes e ao mesmo tempo deslizem de forma independente, garantindo que a capela não seja sobrecarregada pelo vento - venha ele de cima ou pelas laterais.

Mais do que isso, a proposta do escritório ainda é que vinhas de jasmim plantadas ao redor da estrutura subam nela ao longo do tempo, suavizando seus contornos e liberando uma fragrância suave para aumentar a sensação de calma espiritual.

Fonte: Casa Vogue