Notícias

29/05/2014

Complexo multiuso tem fachada composta por blocos explodidos e aberturas translúcidas

O escritório alemão J. Mayer H. Architekten foi nomeado vencedor de uma competição para projetar um centro comercial perto da praça Alexanderplatz, no centro de Berlim, que contempla um nova experiência de uso onde a população poderá desfrutar de esportes radicais indoor como o paraquedismo e o surfe.

Com uma volumetria horizontal e iluminada, repleta de blocos explodidos na fachada e aberturas translúcidas, o complexo multiuso “Volt Berlin” propõe uma estrutura modular capaz de abrigar diferentes atividades e experiências contidas dentro de cada cubo.

Voltado para o perfil aventureiro com foco no chamado "estilo de vida urbano inteligente" ou "smart urban lifestyle", o centro acomodará 13 mil m2 de área comercial (lojas de departamento), um hotel de 7,3 mil m2, espaços destinados para gastronomia e eventos (com cerca de dois m2), além de ofertas experimentais.

Uma fatia nivelada de vidros recorta todo o centro do edifício, de maneira que revela a prática de esportes radicais, bem como permite a entrada de luz natural ao interior do prédio e enquadra as vistas da cidade como pano de fundo. “Um aspecto particularmente marcante do projeto é a linha horizontal de vidro luminoso que funciona como uma fissura de tensão por todo o caminho através do edifício”, relata o arquiteto Jürgen Mayer H.

Segundo ele, este espaço intermediário se projeta no mesmo nível do viaduto de trem da cidade, cujo local sediará as importantes atrações do centro: o paraquedismo indoor e uma piscina com ondas artificiais para a prática do surfe.

A área total projetada do edifício estende pouco menos de 30 mil m2 e a construção do “Volt Berlin” está prevista para começar no próximo ano.

Veja mais imagens do projeto no link abaixo:

ow.ly/xppLY

Fonte: Arqbacana