Notícias

06/06/2018

Estação Central de Matera será remodelada para conectá-la ao centro histórico e tornar-se um marco urbano

O escritório de arquitetura Stefano Boeri Architetti está desenvolvendo o projeto de reestruturação da Estação Central de Matera, no sul da Itália. O terminal ferroviário da cidade será completamente reformado e ampliado, para isso será levada a cabo uma “remodelação estética e funcional, além da modernização tecnológica da própria ferrovia”.

Com a proposta os arquitetos pretendem transformar o papel que esta importante infraestrutura desempenha na cidade, alterando a hierarquia do edifício para com o centro de Matera, tornando a estação ferroviária um marco urbano genuíno e significativo. A partir disso, além do projeto de renovação da Estação Central, uma praça pública será criada para conecta-la ao centro histórico da cidade.

Intervenções foram feitas na antiga estrutura, proporcionando uma grande nova abertura retangular que conecta os elementos subterrâneos do projeto com as áreas do térreo, inundando de luz natural e ar puro toda a infraestrutura subterrânea completamente renovada.

Por outro lado, uma nova estrutura foi projetada para abrigar os serviços de recepção, conexão e venda de bilhetes, além de definir a nova imagem do edifício. Uma grande cobertura transformará o espaço externo em uma grande praça coberta para os visitantes, residentes e turistas, seja como um espaço de encontros, espera ou conexão.

O projeto será executado em fases a partir de junho de 2018 até maio de 2019. Os arquitetos trabalharam em colaboração com a SCE para o desenvolvimento do projeto estrutural, a ESA Engenharia para os projetos mecânicos, a GAD para análise de custo e o Studio Laura Gatti para os trabalhos de paisagismo.

Fonte: ArchDaily