Notícias

01/06/2018

Novo complexo no centro de Oslo pretende ser um gerador de vitalidade urbana

O escritório C.F. A Møller Architects colaborou com Kristin Jarmund Architects e Rodeo Architects no projeto de um novo complexo urbano na Estação Central de Oslo, na Noruega. O projeto procura criar uma área recreativa atraente ao redor do centro de transporte, conectando diferentes áreas e níveis topográficos com um fluxo organizado e eficiente.

A recente proposta é a continuação de um projeto desenvolvido por C.F. Møller Architects e Kristin Jarmund Architects para a região, feito para um concurso de arquitetura pré-qualificado em 2009.

Localizado no entroncamento de três distritos urbanos, o projeto procura destacar o encontro de características e qualidades especiais de cada bairro. Anunciada como um "gerador de vitalidade urbana", a proposta foi projetada para lidar com um grande fluxo de usuários do transporte público, sem, todavia, deixar de ser um lugar atraente para morar.

Embora os edifícios ocupem 100% da área edificável, a proposta busca transformar 50% desse total em espaços urbanos acessíveis ao público. No nível do solo, o projeto estabelece uma “paisagem contínua” ligando a área com o rio Akerselva, eliminando as diferenças de nível.

Enquanto isso, dois novos edifícios serão erguidos sobre um embasamento comum com a nova praça, que compreende um hotel a oeste e o prédio de escritórios a leste. Terraços funcionam como jardins de cobertura e mirantes para a cidade, oferecendo vistas para o skyline de Oslo.

Fonte: Archdaily