Notícias

23/05/2018

Nacka Port, bloco urbano tridimensional com praças flexíveis e abertas será construído na Suécia

Kjellander Sjöberg Architects venceu o concurso para o Nacka Port, um novo bloco urbano sustentável e dinâmico. A empresa de arquitetura premiada, uma das principais da Escandinávia, construirá o projeto em uma área entre Nacka e Estocolmo, na Suécia.

Dos três escritórios de arquitetura que foram convidados a participar, a proposta de Kjellander Sjöberg sobressaiu-se com um “contexto urbano vibrante com um programa convidativo e variado”.

Nacka Port é uma área urbana situada entre Sickla köpkvarter, um centro comercial, e o distrito de Hammarby Sjöstad, uma área com antigos edifícios industriais e um entorno variado. O programa do concurso destacou a importância do contexto do projeto e pediu uma solução para a criação e valorização das experiências. O edifício proposto tem a capacidade de reforçar a identidade, as rotas e os nós da região, além de expandir as conexões dentro da configuração da área.

"O Nacka Port é uma ótima oportunidade para elaborar um projeto com qualidades esculturais tridimensionais, além de um programa humanístico e dinâmico. O bloco tem grande potencial para se tornar um ambiente sustentável e vibrante, aumentando a concentração da área", afirmou Stefan Sjöberg.

O projeto é um bloco urbano tridimensional com uma série de praças flexíveis e abertas, inseridas diagonalmente no terreno. Além de suas características variadas, essas praças são colocadas de frente para o trânsito nas proximidades, atraindo moradores e iniciativas de mercados e cafés ao ar livre. A área ao redor do bloco oferece espaços abertos onde pedestres e ciclistas podem visitar. Além disso, um volume unificado para o sudoeste é dividido em duas torres de diferentes alturas.

Os recuos quadrados formados pelas fachadas escalonadas das torres criam terraços privados e comunais ideais para a vegetação. A estrutura é projetada principalmente para fornecer impressões distintas a partir de diferentes ângulos e direções, criando uma “experiência fluida tridimensional”.

"O júri concluiu que a proposta de Kjellander Sjöberg é a mais convincente em sua unificação de qualidade arquitetônica e demandas funcionais. A proposta apresenta uma excelente e bem pensada análise e compreensão do local e seus arredores. O projeto é caracterizado por um conceito global de sustentabilidade que, além de escolher materiais de construção ambientalmente corretos, proporciona aos moradores e visitantes uma experiência urbana sustentável de estruturas verdes, superfícies flexíveis, espaços para atividades temporárias e locais para ciclistas e pedestres" - Trecho da declaração do júri.

Encomendado pela Nacka Port AB, o processo de planejamento do projeto já começou,e deve ser lançado em 2020.

O conceito principal do Nacka Port é ter uma "visão positiva do futuro", criando uma vida adequada para os seres humanos e o planeta. Com foco nos serviços ecossistêmicos, a arquitetura é positiva em carbono, criada com materiais renováveis e um microclima saudável. O Porto Nacka de Kjellander Sjöberg será um bloco urbano e sustentável que conecta e cria um estilo de vida viável.

Fonte: ArchDaily