Notícias

28/05/2014

"Submarine Lighthouse" - plataformas de petróleo transformadas em arranha-céus submarinos

Entre os vencedores da última competição eVolo Skyscraper, organizada pela eVolo Magazine desde 2006, está o projeto dos estudantes Pablo Schaelchli e Fabián Cordero - da Universidad de Chile - intitulado Submarine Lighthouse, que propõe a transformação das plataformas de petróleo abandonadas em verdadeiros arranha-céus submarinos.

Submarine Lighthouse foi desenvolvido por Schaelchli e Cordero no ateliê de concursos da Universidad de Chile, a cargo do arquiteto Alberto Fernández, juntamente com Francisco Moure e Jorge Insulza, e tal como explicam os estudantes no memorial, "a escassez de solo é iminente, sendo este um recurso cada vez mais valioso no qual tanto as construções quanto a exploração de recursos naturais refletem uma crise ecológica e social, como se percebe no caso das favelas. E no caso das cidades, consome-se expansivamente o solo como recurso, de modo que, quando construímos sobre ele, o recurso se perde.

"Paralelamente, a contínua extração de combustíveis fósseis e o esgotamento das reservas já ocasionou o abandono de mais de 800 plataformas de petróleo em todo o mundo. "

"Além disso, o nível do mar está aumentando, e isso intensifica o problema da escassez de solo. O futuro desaparecimento das cidades, somado ao esgotamento dos combustíveis fósseis, convergirá para uma crise ainda maior."

"Com Submarine Lighthouse propomos uma solução para hoje e amanhã, oferecendo solo e habitação para as atuais e futuras gerações, configurando um marco e ponto de partida para povoar a superfície e profundezas do mar."

"Para viabilizar a proposta, aproveita-se a situação de abandono das plataformas petrolíferas, já que estas apresentam grande estabilidade e verticalidade. Tais qualidades permitirão povoar o mar nas duas dimensões (vertical e horizontal).Por ser uma grande fonte de energia e alimentos, o oceano se converterá no novo território, propiciando toda uma nova vida submarina."

"Este novo cenário será construído a partir das Submarine Lighthouse, que, como insinua seu nome, serão torres submersas que delimitarão espaços habitáveis e proporcionarão luz e solo sobre a superfície, convertendo-se em uma nova forma de habitar o novo mundo."

Veja o projeto e um vídeo explicativo no link a seguir.

ow.ly/xmGmY

Fonte: Archdaily