Notícias

18/05/2018

Indústria de materiais de construção segue crescendo em 2018

Pelo quarto mês consecutivo, a indústria de materiais de construção apresenta crescimento. Em abril, o avanço foi de 4,5% em relação ao mesmo mês de 2017. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o crescimento é de 1,9%.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), os segmentos de produtos para base e acabamento de obras foram os que mais avançaram em abril. Os produtos de base registraram aumento de 6,7% e os de acabamento 1,4%.

O resultado acumulado é superior à projeção do ano, no entanto a associação entende que poderão haver variações pontuais nos resultados mês a mês, fazendo com que a previsão para o fechamento de 2018, com alta de 1,5%, seja mantida. Tal resultado indicaria 2018 como um ano de inflexão para o segmento da construção, precedendo a retomada de um crescimento mais robusto.

As vendas ao varejo, seguidas das vendas ao segmento imobiliário, devem ser as impulsionadoras do setor neste ano. Obras de infraestrutura têm sua retomada prevista apenas para 2019. “Nossos estudos vêm confirmando as expectativas de nossos associados. Vale lembrar que estamos sujeitos à diversas externalidades, como flutuações do câmbio, mudanças no acesso ao crédito, alterações nas regras de financiamento imobiliário, eleições, entre outras, que podem trazer efeitos ao desempenho do setor da construção civil. Em face ao que temos até aqui, a Abramat mantém sua projeção de crescimento de 1,5% no faturamento da indústria de materiais de construção” conclui Rodrigo Navarro, presidente da associação.

Fonte: Revista Brasil Construo