Notícias

14/05/2018

São Paulo se mantém como principal destino para eventos internacionais

A cidade de São Paulo se mantém consolidada como o principal destino para eventos internacionais associativos no Brasil. A informação é da ICCA, International Congress and Convention Association, que divulgou nesta segunda, 7 de maio, seu ranking anual. Com 55 eventos realizados em 2017, a capital paulista lidera a lista no País. Eventos no perfil ICCA devem obedecer a uma série de regras, como serem internacionais, rotativos, associativos, presença de pelo menos 50 participantes e estar pelo menos na terceira edição. “O trabalho de pesquisa feito pelo Visite São Paulo, em paralelo a órgãos públicos e associações que também envidam esforços na busca e cadastro de eventos, é extremamente focado e de resultados múltiplos”, detalha Toni Sando, Presidente executivo do Visite São Paulo. “Além de incrementar o ranking, que valoriza o destino e mostra sua capacidade de realizar eventos internacionais, a pesquisa gera novas prospecções e, em consequência, captações”, completa.

A cidade do Rio de Janeiro está em segundo lugar nesse estudo com 48 eventos e Florianópolis e Foz do Iguaçu permanecem em terceiro lugar com 15 eventos cada. São Paulo se posiciona à frente de diversos destinos mundiais também consolidados, como Nova York e Montevidéu, entre outros. O Brasil, com 237 eventos, é o primeiro na América Latina.

Entre os principais destinos da América Latina que aparecem no ranking, 13 são nacionais e associados à UNEDESTINOS, União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos, somando 190 eventos. São eles: São Paulo (55), Rio de Janeiro (48), Florianópolis (15), Foz do Iguaçu (15), Brasília (13), Campinas (8), Salvador (7), Curitiba (6), Porto Alegre (6), Natal (5), Recife (5), Fortaleza (4) e Belo Horizonte (3).

Em 2003, quando foi iniciado o trabalho de pesquisa, São Paulo figurava na 80ª posição com 11 eventos. Hoje, com o desenvolvimento das técnicas e ferramentas de busca, a capital está em 43ª posição mundial, com um aumento de 500% em número de cadastros. “O destaque no ranking da ICCA reafirma São Paulo como uma das principais cidades do mundo. O mercado de turismo, eventos e viagens, incluindo o segmento de encontros associativos, incrementa a economia do destino, gerando riqueza, renda e emprego, e coloca o destino em uma vitrine mundial”, finaliza Toni Sando.

Fonte: Revista Hotis