Notícias

11/05/2018

Complexo de ciências e tecnologia tem projeto inspirado nos parques paisagísticos chineses

Até 2020, um campus de inovação com escritórios e laboratórios para jovens empresas no campo da alta tecnologia será desenvolvido em Suzhou, a metrópole do leste da China. 330.000 metros quadrados de área bruta distribuem-se em cinco conjuntos de edifícios de tamanhos diferentes, dispostos de forma deslocada em torno de uma paisagem de parque e lago. Na primavera de 2018, o projeto dos arquitetos paisagistas Architects von Gerkan, Marg and Partners (gmp) e WES landscape architects ganhou o primeiro prêmio no concurso para o projeto.

Os volumes do edifício angular contrastam com as formas orgânicas do parque paisagístico. Escritórios e laboratórios estão alojados em três conjuntos de edifícios; Cada grupo consiste em dois grandes edifícios que estão ligados através de um embasamento e três edifícios autônomos.

A sala de exposições é de especial importância no campus. É o endereço principal e representa o complexo para o exterior. Como um edifício localizado centralmente, ele pode ser usado pelas empresas no local como uma área de recepção e para reuniões e fornece áreas flexíveis divisíveis para apresentações temporárias de produtos e exposições. Diretamente ao lado da sala de exposições fica o centro de conferências com as “instalações especializadas” adjacentes. Embora os andares superiores acomodem salas de reunião e auditórios, a estrutura da base serve como um local de comunicação, projetado para uma troca de conhecimento entre empresas.

Todas as fachadas apresentam uma estrutura vertical de venezianas, que tem o efeito de criar um conjunto uniforme dos diferentes volumes. As vistas mudam de acordo com a localização do espectador; ao passar pelos prédios, a fachada parece mudar de fechada para aberta. Os perfis verticais da fachada estão dispostos de tal forma que protegem o interior do sol da manhã e do entardecer. Elementos de janela de abertura em intervalos regulares garantem que a ventilação natural esteja disponível para os escritórios e laboratórios. A fim de ressaltar a importância da sala de exposições para o campus, seu desenho de fachada difere do dos outros edifícios. Grandes aberturas são cortadas no cubo, no qual uma estrutura vertical é inserida como referência aos edifícios vizinhos.

Fonte: ArchDaily