Notícias

23/04/2018

Complexo Garitage Park na Bulgária é um modelo de programa de uso misto

O escritório Murphy Burnham & Buttrick Architects (MBB) divulgou recentemente seu projeto vencedor de concurso para a fase final do Garitage Park, um complexo de 41 acres em um bairro em crescimento de Sofia, na Bulgária. O extenso desenvolvimento de uso misto da Garitage Investment Management, entre várias outras grandes empresas multinacionais que se desenvolvem nas proximidades, proporcionará residências, uma escola, escritórios, espaços comerciais, de varejo e de eventos a uma grande população internacional de residentes.

As duas torres residenciais de 25 mil metros quadrados exibem "fachadas ativas" de leste a oeste que incorporam um sistema de telas metálicas perfuradas deslizantes, proporcionando iluminação diurna controlada para as residências, bem como vistas emolduradas das Montanhas Vitosha cobertas de neve da Bulgária.

Uma torre comercial de 50 mil quadrados localizada na entrada principal do local abriga várias lojas e restaurantes com espaços para eventos no térreo. A forma como os edifícios se relacionam no térreo e em vários outros níveis faz com que "as atividades sejam concentradas incentivando a participação da comunidade", diz Taylor Aikin, AIA, associado do MBB.

Dentro do projeto vencedor, há também uma combinação de espaços de reunião como gramados, uma pista de patinação e fontes. Os principais objetivos do projeto incluem a criação de "um grande ponto de chegada, uma sensação de fechamento e escala humana entre as torres ao projetá-las com foco na experiência dos pedestres" sem comprometer a qualidade dos espaços em si.

O plano geral e a primeira fase do complexo foram projetados por Stephen George International e a segunda e terceira fases projetadas pelo Planning Architectural Studio, de Sofia. MBB atuou como arquiteto na nova escola na terceira fase do projeto e também colaborará com o Planning Architectural Studio na quarta e última fase.

"As fases precedentes, atualmente em construção, incluem 34.000 metros quadrados de empreendimentos comerciais, 21.000 metros quadrados de apartamentos multifamiliares e moradias urbanas, um complexo esportivo de 3.000 metros quadrados e uma escola internacional de 21.000 metros quadrados. "

Fonte: Archdaily